quinta-feira, 30 de junho de 2011

O descaso com a agua persiste.

A tempo que venho informando aonde posso do grande descaso que cometemos com nossos recursos hídricos.

Creio que a preocupação não é só minha. Porem não deixo passar a oportunidade para comentar sobre as consequências de nossos abusos. Lamentavelmente muitos são os que ouvem e poucos são os que fazem alguma coisa ou que mudam seu comportamento, fruto dessa nova informação.


 Recentemente (dia 29 para ser exatos) atendendo a uma solicitação para que investigasse a falta d’agua em diversos povoados de nosso município, me dirigi ate o povoado rainha dos Anjos, já no município da Bahia, que fornece agua para diversos pontos de nosso município (Em 2006 chegou ate a ser sondado como possibilidade para solucionar o problema de falta de agua na sede da cidade, mas o digníssimo Governador Marcelo Deda, descartou ligeiramente).

Chagando ao povoado nos dirigimos a cinco pontos de extração de agua naquela localidade:

1. Fornece agua para o povoado Mariana;

2. Fornece agua para o povoado Rainha dos Anjos;

3. Fornece agua para o povoado Samambaia e adjacências;

4. Fornece agua para um particular (Um plantador de pimenta);

5. Poço desativado (sabe se lá por que!).

Ao checar cada ponto destes, conversávamos (Joamilton Viena e Eu) com os moradores sobre a região. Na fala de todos percebia se a frustação de saber que no passado aquele trecho já sustentou um riacho perene. Coisa que já não existe mais.

Indagados sobre o motivo de aquilo acontecer ele já apontam: “acho que é porque os “povo” tirou as matas daqui!”.

São pessoas humildes que, por sentirem na pele, já perceberam que a vegetação ciliar tem interferência na dinâmica das aguas. Será que precisaremos perder todos nossos recursos hídricos para entender essa verdade “cientifica”?

Engraçado é saber que, na mesma região, um fornecedor de pimenta do Grupo Maratá, vende toda sua produção para esse grupo a um preço de R$ 6 o quilo de pimenta. Será que no custeio desse produto (pimenta malagueta) o agricultor coloca em conta a imensa quantidade de agua necessária para o desenvolvimento das pimenteiras?

Será que ele sabe o que é água virtual?
Essas questões precisaram ser levadas em considerações, se quisermos usar esse recurso com responsabilidade.

Quem planta, sem agua?




Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.