sábado, 27 de agosto de 2011


Reprodução Internet
Imagem reproduz a órbita do planeta (em amarelo) ao redor de sua estrela (azul). O círculo maior em laranja representa o tamanho do Sol

Eles são os melhores amigos das mulheres, dizem as propagandas. Mas, pelo visto, servem para muito mais do que enfeitar. Uma equipe de astrônomos, liderada pelo professor Matthews Bailes, da Swinburne University of Technology, na Austrália, descobriu um planeta – repito – um planeta feito de diamantes na nossa própria galáxia, a Via Láctea.

O planeta, com 60 mil quilômetros de diâmetro, tem cinco vezes o tamanho da Terra e mais massa do que Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, segundo reportagem da revista Wired. Dados vindos de telescópios indicam que os anos no planeta diamante duram meras duas horas, o tempo necessário para o astro dar uma volta completa ao redor de sua estrela.

O planeta é feito “provavelmente em grande parte de carbono e oxigênio”, diz Michael Keith, um dos pesquisadores da equipe a encontrar a jóia galáctica. A densidade do astro indica que grande parte do planeta é bastante semelhante a um diamante.

Para fazer a descoberta, pesquisadores de instituições do Reino Unido, Austrália, Alemanha, Itália e Estados Unidos usaram uma vasta gama de telescópios e 200 mil Gigabytes de informações vindas do cosmo. Alguém pensando em encontrar uma maneira de dar uma passadinha por lá?

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.