quarta-feira, 2 de abril de 2014

Gabarito par a Prova do Terceiro Ano



GABARITO

1. a) Os fungos são organismos decompositores. Os urubus e as minhocas são organismos que se alimentam de matéria em decomposição.
b) Esses organismos são os responsáveis pela reciclagem dos nutrientes nos ecossistemas terrestres.


2. Conjunto formado por um ambiente físico (abiótico; ex: água, ar, solo) e os seres vivos que o habitam (fator biótico; ex: predatismo, parasitismo e competição).

3. As pteridófitas possuem vasos condutores de seivas. As briófitas, não.

4. Gametófito e Esporófito.

5. Através da água, principalmente das chuvas.

6. café da manhã:
alimentos - pão, leite, manteiga e laranja
nutrientes - glucídios, proteínas, lipídios, sais minerais, vitaminas e ácidos nucléicos.

almoço:
alimentos - arroz, feijão, carne, ovo e frutas
nutrientes - glucídios, proteínas, lipídios, sais minerais, vitaminas e ácidos nucléicos.

jantar:
alimentos - arroz, feijão, carne, ovo e frutas
nutrientes - glucídios, proteínas, lipídios, sais minerais, vitaminas e ácidos nucléicos.

7. Vitamina C (ácido ascórbico).

8. O amido é digerido na boca sob a ação da ptialina produzida nas glândulas salivares e no intestino delgado sob a ação da amilase pancreática.

9. Produz a bile, que é uma substância que emulsiona gorduras na digestão, produz uréia, proteínas importantes na coagulação sangüínea, armazena glicogênio e desintoxicação.

10. a) Respiração aeróbica e Fermentação láctica.
b) Suprimento de O‚.

11. O CO combinado com a hemoglobina impede esta de transportar O‚ para as células causando sua morte por asfixia.

12. É o processo onde o CO‚ produzido no organismo é trocado pelo O‚ atmosférico. Realizada por processo mecânico (difusão) nos pulmões ou outras estruturas respiratórias dos animais.

13. Trocas gasosas, ou seja, transformação do sangue rico em gás carbônico (venoso) em sangue rico em oxigênio (arterial). Ocorre ao nível dos alvéolos pulmonares.

14. a) Palpamos uma artéria para verificar a pulsação de uma pessoa. A pulsação é o resultado da dilatação arterial em conseqüência da sístole do ventrículo esquerdo do coração.

b) Veias são vasos sangüíneos de paredes elásticas. Apresentam uma túnica de tecido conjuntivo mais externamente, possuem uma camada média formada por musculatura lisa e internamente são revestidas por um epitélio simples pavimentoso denominado endotélio.
    Determinam o retorno de sangue dos tecidos em direção ao coração. O fluxo sangüíneo é intensificado pela ação da musculatura esquelética que pressiona suas paredes e por válvulas que impedem o retorno do sangue aos tecidos.

15. Não. As artérias pulmonares transportam sangue venoso do coração para os pulmões.

16. a) evita edema, defesa imunológica e absorção de ácidos graxos no intestino.

b) a linfa trafega da periferia para o centro do sistema circulatório, sendo descarregada nas veias subclávicas.

17. Rins (2), ureteres (2), bexiga urinária (1) e uretra (1).

18. Néfrons

19. A reabsorção de água pelos rins está sob controle do hormônio antidiurético, também conhecido pela sigla ADH. Esse hormônio atua sobre os túbulos renais, provocando aumento da reabsorção de água do filtrado glomerular. A ingestão de álcool inibe a ação desse hormônio, que atua aumentando a permeabilidade dos túbulos para que a água seja reabsorvida. Em conseqüência, é produzido maior volume de urina mais diluída.

20. 01 + 16 = 17

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.