sábado, 4 de julho de 2015

Correção do exercicio para 0 9º B e C do Iraildes






 BALANCEAMENTO CORRIGIDO
Ag2O --> Ag + O2

H2 + O2 --> H2O

Zn + HCl --> ZnCl2 + H2

HCl + Ba(OH)2 --> BaCl2 + H2O

Al + O2 --> Al2O3

H2SO4 + NaOH --> Na2SO4 + H2O

Cr + O2 --> Cr2O3

HBr + Ca(OH)2 --> CaBr2 + H2O

P4 + O2 --> P2O5

C2H4 + O2 --> CO2 + H2O

Mn3O4 + Al --> Mn + Al2O3

Fe + H2O --> Fe3O4 + H2

Fe3O4 + CO --> Fe + CO2

PBr5 + H2O --> H3PO4 + HBr

K2Cr2O7 + KOH --> K2CrO4 + H2O

Hl + Mg(OH)2 --> Mgl2 + H2O

Cl2 + Na(OH) --> NaCl + NaClO3 + H2O

FeS2 + O2 --> Fe2O3 + SO2


2º) Por que produtos alimentícios como café e até lagostas, quando embalados a vácuo, têm uma vida útil mais longa?
Resposta: A embalagem a vácuo visa retirar o ar do contato com o alimento, impedindo-se condições favoráveis de vida para microorganismos aeróbios, ou seja, diminui a superfície de contato dos reagentes fazendo com que as reações químicas fazendo com que as reações químicas sejam mais lentas.


3º) Por que a vida útil do coco verde brasileiro exportado para a Europa se prolonga em até 60 dias se ele é revestido com uma fina camada de parafina?
Resposta: Revestindo o coco com parafina impedimos que os reagentes entrem em contato fazendo com que as reações químicas sejam mais lentas, ou seja, diminuimos a superfície de contato.


4º) Por que uma simples camada de pintura de "zarcão" protege o ferro da corrosão?
Resposta: O zarcão impede que o o oxigênio gasoso entre em contato com o ferro dificultando a oxidação do ferro (ferrugem), isto ocorre porque o zarcão diminui a superfície de contato dos reagentes.


5º) Qual a relação entre o alastramento de uma queimada pela ação do vento e o reavivamento da brasa de um cigarro quando o fumante dá a tragada?
Resposta: O vento substitui o ar no local da queima (onde o oxigênio já foi parcialmente consumido) por "ar novo", que contém maior concentração de oxigênio gasoso. Isso aumenta a velocidade da combustão e a propagação do incêndio. Na tragada do cigarro, ocorre um aumento da concentração de oxigênio no local da queima (brasa), aumentando também a velocidade da queima do cigarro.



6º) Por que um suco de laranja perde rapidamente seu alto teor em vitamina C depois de pronto, enquanto a laranja, antes de espremida, mantém esse teor praticamente constante?
Resposta: A vitamina C no suco de laranja está exposta ao oxigênio do ar e se degrada mais facilmente do que a vitamina C presente na laranja íntegra, que possui a casca como barreira de proteção contra o ar. 

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.